quinta-feira, 15 de julho de 2010

VÍDEOS DAS APRESENTAÇÕES DA FORMATURA PROERD










FORMATURA PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)


   O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência), é um programa de Educação Preventiva ao uso de Drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxílio para as crianças dizerem NÃO às drogas.
   O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principalmente educar as crianças em meio natural, a escola, com auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-lhe os efeitos das drogas e ensinamento às habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
   O Programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os alunos como amigos e pessoas em que eles podem confiar.
Permitem às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito as leis.
   O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito escolar daquela cidade recebendo o nome de D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education). Esse esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta freqüência em programas de prevenção baseado na tomada de decisões, estabelecimentos de valores resolução de problemas e estilos de vida positivos.
   O Projeto na sua implantação, obteve sucesso em todos os estados norte-americanos, como também em mais de 52 países conveniados ao programa.
   O PROERD é aplicado em parceria nas escolas e é direcionado para crianças de 09 a 12 anos.  Durante 17 semanas, com 01 (uma) aula ministrada por semana, ao longo de um semestre letivo, os instrutores PROERD, que são policiais militares fardados, auxiliados pela cartilha PROERD, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais sala de aula e dos pais que alcançam o programa na Família.
   As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a escola, a família e a polícia.

   Foi realizado no dia 15/07/10 a Formatura PROERD dos alunos da 4ª série A, 4ª série B e 4ª série C, da E.M.E.F. Jardel Biguetti Domeneghi, na Casa de Cultura da cidade de Igarapava.
   A E.M.E.F. Jardel Biguetti Domineghi agradece muito ao Policial Eugênio que com todo seu carinho e sua alegria transmitiu aos nossos alunos seu conhecimento, e parabeniza a todos os alunos. Que vocês guardem e exercitem os ensinamentos do Policial Eugênio para toda vida.