sexta-feira, 15 de junho de 2012



EMEF JARDEL BIGUETTI DOMENEGHI

PROJETO TRANSITANDO COM SEGURANÇA

Alunos atendidos: 4º ano B – Matutino

Período a ser desenvolvido: 01/08 a 17/09 de 2012


JUSTIFICATIVA

A temática da educação no trânsito vai ao encontro de estudos que envolvem a atuação de nossos pequenos pedestres e futuros condutores de veículos, numa sociedade comprometida com a melhoria da atuação dos motoristas. Dessa forma, o "Projeto Transitando com Segurança" busca "contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas." (Bogue et al., 2008)

OBJETIVO GERAL

Formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

OBJETIVO ESPECÍFICO


  • Conceituar Trânsito;
  • Estimular a socialização;
  • Conhecer as formas, cores e significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
  • Conhecer locais de risco para brincadeiras;
  • Aprimorar-se de orientações para saber conduzir nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
  • Reconhecer a criança como pedestre e como prevenir-se de acidentes;
  • Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que mostra habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.
CONTEÚDO

Trabalhar de maneira variada, explorando:
  • Conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes;
  • Dramatização de situações ocorridas no trânsito;
  • Confecção de frases de alerta;
  • Exploração de músicas e poesias;
  • Recorte e colagem;
  • Montagem de cartazes individual e coletivo;
  • Atividades extraclasse.
METODOLOGIA

  • Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
  • Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais de Trânsito através de fotos, músicas e vídeos.
  • Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema.
  • Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas
  • Confecção de livros.
  • Relacionar e analisar imagens percebendo os cuidados que devemos ter no trânsito.
  • Descrever causas e consequências nos atos infratores no trânsito.
  • Confeccionar placas de sinalização para serem expostas na escola e em casa.
  • Brincar de Siga o Comando.
AVALIAÇÃO

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
  • Observação, participação, interesse e entusiasmo;
  • Resolução de dúvidas;
  • Criatividade dos alunos na confecção de livros, placas de sinalização;
  • Elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;
  • Observação das mudanças comportamentais.
CULMINÂNCIA

Feira do trânsito realizada na escola em comemoração a Semana Nacional do Trânsito.

RESPONSÁVEL: Profª Crislei Francisco
4º ano B


 CONFECÇÃO DO LIVRO "TRANSITANDO COM 

SEGURANÇA"



 













Nenhum comentário:

Postar um comentário